Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

sexta-feira, novembro 20, 2009

Voando...

... esta semana passou a voar. Deve ter sido do vento que esteve... não dava sequer para sair de casa mas pelo menos varreu o céu e hoje tivemos um sol fantástico!! Tenho andado com bastante trabalho, mas tenho algumas novidades para contar.
A primeira é que tenho uma lâmpada de secretária:

J'ai enfin une lampe sur mon bureau. C'est une fille de mon couloir qui me l'a prêtée.

Foi-me emprestada por uma rapariga aqui do corredor numa tarde em que fui ler um artigo para a cozinha. Ela estranhou, eu expliquei-lhe que não tinha luz no quarto e ela disse-me que tinha uma lâmpada que não estava a usar. E emprestou-ma. Menos uma ida à IKEA.

Esta semana houve 2 "bubble and mingle"... no mesmo dia! Muito gostam os suecos de bublar e minglar. Desde que cá estou foram 5 vezes - num mês é uma média de 1 por semana...! Talvez deva explicar o conceito: "bubble" é do champanhe e "mingle" é estar de pé com um copo na mão com montes de gente no mesmo sítio, sem saber bem o que fazer, andando de um grupo para outro, tipo cocktail. Geralmente é em ocasiões especiais. Na passada 4a-feira (se bem me lembro) tivemos duas celebrações no mesmo dia: a impressão da tese de doutoramento do filho do chefão do lab (fez uma bruta tese com uns 10 artigos publicados e modelos primatas, e artigos de revisão e tudo) e a publicação de dois artigos do meu grupo (uma das quais na Nature). Passámos assim uma tarde a bubblar e a minglar.
Na celebração da impressão da tese fiquei a conhecer uma tradição simpática cá do centro de investigação. Houve uma árvore enorme (disseram o nome em sueco, por isso não percebi) que foi abatida algures (também fiquei sem perceber onde e porquê) de cujo tronco alguém no centro de investigação (não percebi quem) ficou com duas tábuas espessas e ainda com a casca da árvore nos lados. Desde então, sempre que se imprime uma tese de doutoramento, o orientador do estudante escreve algo na capa (ao início pensava que era uma mera assinatura mas afinal é algo mais complicado mas não percebi o quê) com um marcador dourado e o estudante prega a tese na tábua, ao lado das que já lá estão. Para isso usa-se um prego daqueles grandes e um martelo. A tábua está num corredor do lab, contra uma parede, com as teses todas pregadas.

No fim da segunda celebração eu ainda tinha de ir ver fatias de cérebro (as que estive a montar) no microscópio, com uma ex-doutoranda (defendeu a tese pouco depois de eu chegar mas ainda não é pós-doc), para ela me explicar o que interessa ver, como tirar fotografias etc. O problema é que quando fui para as celebrações sucessivas tinha o estômago vazio, e ao tentar concentrar-me para perceber as cerimónias acima descritas fui bebendo o meu champanhe a uma velocidade pouco adequada para quem está em jejum. Claro que achei a minhas (salvo seja) fatias de cérebro muito divertidas.

3 comentários:

Janebloom227 disse...

Na Nature? Podes dar-me a referência?

Carolina/e disse...

ainda não saiu, foi aceite para publicação... mas assim que sair aviso :)

Carolina/e disse...

a informação que tenho até agora é esta:
"KAP1/TRIM28 controls endogenous retroviruses in embryonic stem cells"
Helen Rowe, Johan Jakobsson, Daniel Mesnard, Jacques Rougemont, Séverine Reynard, Tugce Aktas, Pierre Maillard, Hillary Layard-Liesching, Sonia Verp, Julien Marqus, Francois Spitz, Daniel Constam and Didier Trono
Accepted for publication in Nature

Arquivo do blogue