Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

quinta-feira, novembro 12, 2009

Trolleholm

Ontem passámos o dia em no castelo de Trolleholm, numa "retreat". Pelo que pude perceber trata-se de uma excursão de todos os membros de diferentes grupos de investigação do laboratório, durante um dia inteiro ou até mesmo vários dias, para pôr a conversa em dia, tanto científicamente como pessoalmente. Também é uma forma de fomentar o espírito de grupo.
No nosso caso saímos de autocarro do lab às 8h30 da matina, e saímos do castelo às 21h30 para voltar para Lund. Foi portanto um dia inteiro, bastante cheio de palestras. Com pausas e cafezinhos regulares. E refeições - almoço e jantar - gourmet! Pratos muito grandes com coisas pequenas e estranhas (mas óptimas!!) e um "chef" que vem explicar o que é. Muito à frente. E vinhos e aperitivos. Escusado será dizer que o jantar acabou com muita gente muito contente. De destacar as sonoras gargalhadas da técnica do cell-lab (a que se passa), já conhecidas no lab, mas que naquelas circunstâncias... digamos que se exacerbavam.

Houve uma altura durante a tarde em que cada grupo de investigação se isolou, para uma reunião "interna". No nosso caso estávamos à espera de discutir projectos mas os coordenadores tiveram uma ideia melhor. Fizemos uma gincana (ou jincana?) de prova de vinhos (which one costs more than 1000 kroner [100eur]?), identificação de músicas e relação de cada uma com o centro de investigação, e quiz sobre os dois "chefões" do lab (qual deles tem 355 artigos publicados? qual trabalha no gabinete em tronco-nu durante o verão? qual deles almoça todos os dia uma sandes de fiambre e uma pêra? qual defendeu a tese de doutoramento no mesmo dia em que ficou noivo? etc.).

Também aproveitámos que não chovia para passear nos arredores do castelo.

E quando voltámos para Lund ainda houve quem fosse tomar um copo num bar de Lund. Eu incluída. Já tinha bebido que chegue ao jantar e não me apetecia gastar dinheiro, mas pensei cá para mim que uma cervejinha para o cumbíbio não ia fazer mal. Paguei uma fortuna por meio litro de cerveja morna - e morta. AAArrrggh!! Sim, eu sei, era de esperar mas não me lembrei. De qualquer modo foi um serão simpático entre estudantes - PostDoc, PhD e Mestrado :)
NOTA: foi uma noitada sueca, cheguei a casa às 00h30.

Aqui ficam as fotos.

Hier j'ai passé la journée au chateau de Trolleholm avec les membres de quelques groupes du laboratoire. C'est l'occasion de stimuler l'esprit de groupe et de mettre tout le monde à jour en ce qui concerne le travail scientifique des différents groupes de recherche. Voici les photos que j'ai prises:

O castelo. Le chateau.

Vista da varanda das traseiras. Vue de l'arrière du chateau.



Reunião com o povo todo. Foi na biblioteca do castelo que é fantástica. Nós pirralhos ficámos na galeria cá de cima por não haver cadeiras que cheguem à volta da mesa. Réunion avec tout le monde dans la bibliothèque du château (fantastique!). Comme il n'y avait pas assez de sièges autour de la table les "jeunes" étions sur la gallerie.

O retrato pelo que percebi é do bibliotecário que recolheu os livros; os exemplares mais preciosos estão guardados noutro sítio. Le portrait est celui du bibliothécaire qui a collectionné les livres. Les exemplaires plus précieux sont gardés ailleurs.


Passeio à volta do castelo. Promenade autour du château.








Cientistas rebeldes. Chercheurs rebelles.



Cafézinho. Pause-café.


Castelo à partida. Départ du château.

2 comentários:

João Ribas disse...

Upa upa, isso é que é boa vida!

E um blog bilingue? UPA UPA!

Elvire disse...

Continuo a gostar muito das fotos!!! :)))

Arquivo do blogue