Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

sábado, novembro 21, 2009

TV

Tinha de escrever pelo menos um post sobre a televisão sueca. Não só porque tem sido uma das minhas "aliadas" para aprender sueco mas também porque os suecos a levam muito a sério.

Pelo que percebi os suecos são fanáticos de séries e filmes americanos, mas também dos reallity shows. Há coisas mesmo muito estúpidas, outras simplesmente estranhas. Um reallity show que me chamou a atenção consiste em camponeses à procura de esposa. Há várias mulheres, de diferentes partes da Suécia, que vão para uma quinta em que têm trabalham como camponesas: ordenhar as vacas, alimentar as galinhas... e tentar seduzir o senhor. De vez em quando há uma que é "expulsa" e ganha a que sobrar. Os telespectadores têm o privilégio de ouvir cada uma das personagens individualmente, as expectativas das senhoras e as preferências do camponês.
Penso que é este o princípio, mas ainda não fui capaz de ver um único episódio até ao fim, visto que é extremamente entediante. Pelo que percebi os suecos deliram com isto e muitos acompanham o concurso de perto. O único aspecto que acho "interessante" é o facto de se tratar de pessoas de meia-idade (40-50 anos) e claramente gente do campo, autênticos "trabalhadores da terra", nota-se pelas feições, pela maneira de vestir, pelas mãos, etc. Nada a ver com o Big Brother, em que o importante eram o peito volumoso (nas meninas) e os abdominais definidos (dos meninos).

Outro concurso que até agora pude ver foi o Idols (igual ao que existe em Portugal), desta vez com meninas e meninos bonitos que se tornam cantores. Há uma participante que é indonésia e que vive em Lund. Também há o Idols para coros (que tem outro nome), em que coros amadores de diferentes partes da Suécias cantam diferentes tipos de música (desde música erudita a Rock & Roll). Cada coro é "padrinho" de uma instituição de solidariedade social, para a qual reverte o dinheiro do prémio se o coro ganhar. No último concurso ganhou o coro de Lund. Foi o delírio total.

Hoje o meu dia consistiu em fazer compras, aproveitar umas horinhas de sol em que fui passear para a "baixa" de Lund (já com as decorações de Natal, como não podia deixar de ser) e mexer em células no lab :) de qualquer forma aqui ficam as (poucas) fotos que tirei hoje:

Estas fotos foram tiradas na rua dos antiquários e galerias de arte. Aqui é um espelho numa montra...
Ces photos ont été prises dans une rue pleine d'antiquaires et galleries d'art. Ici on a un miroir dans une vitrine...

... e insígnias das lojas
... et des enseignes de magasins

Sem comentários:

Arquivo do blogue