Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

domingo, outubro 18, 2009

Sol e gaps

O dia de hoje foi bastante caseiro, apesar do sol que tivemos por cá - em Estocolmo começaram as tempestades de neve.
Tive a oportunidade de conversar com pessoal aqui do corredor. Pelo que percebi sou das mais novas (ou a mais nova?) mas também a que está mais avançada no curso. Nesta terra, como em muitos outros sítios na Europa, as pessoas têm tempo de... como dizer? Crescer como lhes apetece antes de começarem um curso superior.
O Peter, por exemplo (um jovem muito bem parecido - se me posso permitir este tipo de considerações num blogue lido pelo meu namorado), tem 22 anos e está no 3º ano do curso de Engenharia Física. Antes de ir para a Universidade decidiu fazer o serviço militar, que não é obrigatório na Suécia. Como não lhe apetecia fazer nada meteu-se naquilo numa de conhecer pessoas e tal.
A Camilla, com quem falei hoje, minha vizinha de corredor, criou com quatro amigos uma empresa de seguranças (security guards). Também é "dupla nacional", polaco-sueca. Viveu na Polónia e em Nice, é muito porreira. Estuda criminologia e psicologia forense.
A primeira pessoa com quem falei de gaps (intervalo entre o secundáro e universidade) foi a Cristina (se bem me lembro do nome). Foi um momento muito engraçado. Não me lembro a que propósito, naquela conversa de chacha que se tem quando ainda não se conhece a pessoa, disse-me que estava muito nervosa porque ia fazer os primeiros exames na próxima semana. Estava no primeiro ano do curso, coitadinha e não sabia bem como ia ser. Eu pensei coitada, caloirinha, deve estar à nora, e reconfortei-a, que ia correr bem, para não se preocupar. No decorrer da conversa perguntei-lhe a idade, e não me lembro da resposta mas era qualquer coisa como 22 ou 23 ou 24 anos, por aí. Perguntei-lhe então o que tinha andado a fazer. Essa fez um gap de 3anos: durante 2 anos e meio trabalhou (na Suécia, em França, na Áustria, em Londres e noutros sítios, já não sei) para amealhar dinheiro. Desde restaurantes a lojas de roupa, hotéis, acho que fez um pouco de tudo. Isto para fazer uma volta ao mundo nos últimos seis meses. A solo, se bem percebi. Está agora a tirar Engenharia e Gestão Industrial. Pronto. Foi assim que me senti um bocado estúpida, a precisar de ser reconfortada...
Toda a gente ma perguntou como é que eu já aqui ia, porquê é que não tinha feito gap, e ficaram a olhar para mim quando disse que fazendo um ano sabático teria de repetir todos os meus exames no ano seguinte.
Também descobri que o ensino superior cá é gratuito e os estudantes têm a possibilidade de receber uma espécie de umas bolsas que lhes permitem ser completamente independentes dos pais, pelo menos financeiramente. Viva o Estado-providência.
Hoje não tenho fotos a apresentar... a menos que queiram mais cores de outono e sol, e tal ;)

1 comentário:

Elvire disse...

Cá falei com uma amiga dinarmarquesa do Bernardo que estás cá em erasmus se bem me lembro o que ela disse na dinamarca cada estudante recebe 700 euros por mês!!!!!!!! É tipo... por favor parem os anos sabáticos e estudem!! Nós pagamos, não se preocupem... :P

Arquivo do blogue