Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

segunda-feira, outubro 19, 2009

Janelas

Hoje de manhã, estavam os meus olhos a habituar-se tranquilamente à sua miopia, quando aterraram nesta inscrição (o quadro encontra-se à frente da mesa do pequeno-almoço):

Claro que apontei logo, que isto de ter aulas de sueco à borla é de se aproveitar!
Suspeito que tenha sido a Camilla. Foi com ela que falei de aprender sueco, perguntei-lhe onde é que ela achava que era melhor. Nessa altura também comentei com ela o facto de na Suécia se usarem legendas, tal como em Portugal! As séries e os filmes em inglês são legendados, cá não se usa dobragem. E ela contou-me uma coisa incrível. Na Polónia, os filmes dão baixinho no original, com uma voz-off masculina por cima a ler os diálogos num tom monocórdico (imaginem um filme de terror em que vêm uma menina a fugir e a gritar com uma voz masculina por cima a dizer: Socorro socorro... socorro. Estou a ser perseguida. Socorro. A... AAAA.)
À tarde fui para o laboratório, e a minha supervisora arranjou-me um cartão magnético que me permite entrar no edifício e uma chave dos laboratórios e de algumas salas com equipamentos especiais (dá-me um ar muito profissional, tanto que o cartão tem o meu nome e uma foto minha - muito CSI). Esteve a mostrar-me o meu local de trabalho, em que deu para eu confraternizar com os outros mestrandos, muito porreiros. Disse-me quem me irá ajudar durante esta semana, e falou-me de uma defesa de tese de doutoramento na sexta a que me recomenda ir. Tomei café às 15h30 com o pessoal do lab - há café às 9h30 e às 15h30, em que toda a gente se junta a beber café, chá e a comer bolachas. O lab tem uma cozinha com montes de máquinas de café, chaleiras, e onde pendurar a nossa chávena. Vou ter de levar uma para mim; hoje bebi numa chávena de guest :P
Acabei por me cruzar com a jovem que irá defender a tese na 6a, a quem pedi uma cópia da tese, e que insistiu em autografá-la. Muito simpática, esteve a falar-me do trabalho dela e dos supervisores. Elogiou o meu inglês (tem-me acontecido com uma certa frequência... mas eu sinto-me terrívelmente tosca) e disse que era muito bom para uma portuguesa. Fiquei a olhar sem saber o que dizer e ela rematou: pelo menos os espanhóis têm uma pronúncia terrível! Expliquei-lhe que em Portugal não era bem a mesma coisa, que os portugueses falam muito bem inglês. Ela riu-se e disse "devo ter feito um dos piores erros da minha vida - meter portugueses e espanhóis na mesma categoria". No comments. Riso amarelo. Ha Ha.
Na Sölvegatan (a rua em que se encontra o laboratório) vi um esquilo a atravessar a estrada. Parei a olhar enquanto ele trepou por uma árvore acima (a 2metros de mim), subiu até à ponta de um ramo, de onde saltou para um arbusto e nunca mais o vi.
No fim da tarde (entenda-se 5h da tarde) fui passear à procura de bicicletas em 2a mão; estão todas esgotadas e as novas custam de 4000 coroas para cima (mais de 400eur)... mas ainda há esperança!!!!
Desta vez tirei umas fotos que não a árvores e folhas caídas mas sim de janelas:




Bem, aqui é uma porta, o número 3 da Sölvegatan.

Sem comentários:

Arquivo do blogue