Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

sábado, outubro 24, 2009

Dam cyklar :)

COMPREI UMA BICICLETAAAAA!!! e não precisei de fazer bike jacking. Até foi uma oportunidade para dar uma voltinha nos arredores de Lund. Segui a sugestão duma sueca do laboratório e fui ao site http://www.blocket.se/. Trata-se de um site de venda de coisas em segunda mão. Segundo a Camilla, das melhores coisas que tenham sido inventadas para estudantes. Escolhi três bicicletas que me pareceram ter bom aspecto e liguei aos anunciantes. Combinei encontrar-me com eles hoje de manhã.
O primeiro era um jovem de boné e casaco preto (auto-descrição por telefone) muito simpático, passou-bem e tal, mas a bicicleta... bem, não era assim TÃO fixe como parecia no site. Estava cheia de ferrugem e as mudanças encravadas. Esquece.
Com a segunda pessoa combinei encontrar-me na estação de comboios de Stångby, uma terriola nos arredores de Lund (3 minutos de comboio). Apanhei então o comboio em Lund. Isso foi um bocado stressante, porque tinha combinado com o primeiro jovem à 10h50 e tinha o comboio às 11h11 e não encontrava a bilheteira. Sim é o cúmulo, ainda não sei onde se compra bilhetes de comboio na estação de comboios de Lund. Comprei numa máquina (já em desespero de causa, a pensar que a máquina é só para autocarros) e afinal estava certa. Tive de correr para apanhar o comboio em que andei... 3 minutos.
Quando o comboio chegou à estação de Stångby vi a senhora no cais com a bicicleta. Está como nova, dei umas voltas e pareceu-me bem, com as mudanças a funcionar, e um cadeado incorporado, perfect. Paguei-a 800 coroas (80eur.), o que pelo que percebi é barato na Suécia (a do primeiro jovem estava a 990coroas...). E a senhora ainda me explicou como voltar para Lund de bicicleta! Impacábel! Já estava com saudades de me perder! Bem, só me perdi nos bosques a Norte do meu bairro. Lá no meio estava uma quinta com ovelhas, e patos e tudo... E um escorrega cor-de-laranja gigante!! Assim, no meio do pátio! Quando olhei estava uma ovelha ao lado do escorrega... um bocado surreal, mas enfim. Lá acabei por dar com o meu lar doce lar.
Já devem ter percebido que o problema de se andar de bicicleta é que não dá para tirar fotos... a menos, claro, que se seja um destes suecos que andam de bicicleta a 200km/h, de mãos nos bolsos e olhos fechados, a galgar passeios e contornar obstáculos. Um mistério que eu ainda estou para desvendar. Aliás é fácil distinguir os que nasceram com a bicicleta entre as pernas (salvo seja) e os outros. Quando era peoa (feminido de peão - palavra inventada por mim) costumava rir-me interiormente a ver os "novatos" a suar em bicicletas cheias de ferrugem, a fazer crrrrrrrcrrrrrcrrrrrcrrrr, e zigzags quando decidem acelerar.
A propósito, bem hajam as mudanças!! Isto de me rir interiormente a ver os ciclistas suar (pura dor de cotovelo, não nego!!) também me ensinou que embora isto me pareça tudo plano (comparado com Lisboa e Coimbra), de bicicleta as subidas são outra história e as mudanças dão muuuuuito jeito.
Resumindo e concluindo, agora demoro 10minutos a chegar ao lab! Sou uma pessoa feliz. Agora vamos ver se não me roubam a bicicleta. A senhora a quem a comprei disse-me quase para dormir com ela (com a bicicleta, entenda-se). Que aqui se rouba muito bicicletas, que a filha do primo da irmã do marido dela tinha ficado sem bicicleta e para eu pôr a minha no meu quarto. O problema é que aqui ao pé há cavalos e portanto bostas de cavalo e portanto... fiz-me entender.

De resto as aulas de sueco continuam:


Agora levo isto a sério, tenho um caderno próprio e aulas de dúvidas com a Camilla e o Florian. A partir das frases deduzo a conjugação de verbos, a construção das palavras (com terminações diferentes consoante os contextos, etc). Também as preposições, o vocabulário relativo ao corpo e expressões tipo desculpe e se faz favor. Nas "aulas de dúvidas" confirmo/corrijo o que "descobri" com eles e a Camilla ensina-me a pronúncia. Vou ver se com isto, se puder começar a ter aulas mesmo no 2o semestre, consigo começar num nível mais avançado, e não do zero.
Nota: o Peter que está aqui referenciado e que aparece na música da aula #6 (post de ontem) é o jeitoso de que já falei aqui. Pelos vistos não sou a única a ter reparado. O Florian é o meu "prof" de alemão austríaco e é viciado em jogos de playstation interactivos do tipo Singstar (no quadro) e Buzz.

3 comentários:

Elvire disse...

Ficamos à espera das fotos da bicicleta! :)

Maria João Sousa disse...

que a filha do primo da irmã do marido dela ... Quem???? looool estou a adorar cuscar-te!!!! permite-te siiimmmm!!!!!
és fantástica ;) *** jokas

Carolina/e disse...

Cusca à vontade!! é para isso que escrevo :P

Arquivo do blogue