Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

sábado, outubro 17, 2009

Nations

Aquela panela com cuscus de uma côr estranha estava na bancada quando eu cheguei; hoje alguém teve esta brilhante ideia:


Até agora não deu grande resultado, mas amanhã, quem sabe...?

Adiante.
Decidi que hoje tinha de ir visitar as Nations de Lund. Tinha de as visitar todas para escolher uma para mim. São uma espécie de associações ou agrupamentos de estudantes, cada uma com o seu espaço, espalhadas por Lund. À partida têm cada uma o seu ambiente próprio - diz-se por exemplo que as de Malmö e Göteborg (entenda-se as Nations da Universidade de Lund Malmö's Nation e Göteborg's Nation) são snobs, para gente fina, portanto. Mais precisamente, costumam ser frequentadas por malta de Estocolmo. Aqui não posso deixar de chamar a atenção para esta maneira de o pessoal de fora da capital (leia-se neste caso - de Lund e/ou de Coimbra e/ou do Porto) tem de tecer preconceitos de snobismo em relação aos habitantes da capital. Não sei se se diz "snobismo"... Enfim.
A pergunta que podem agora estar a fazer é: a que propósito é que ela sente agora esta necessidade de aderir a um agrupamento estudantil? Coitadinha, deve-se se sentir tãããão sozinha.... Bem, não é essa a razão (ainda não entrei nessa fase depressiva do emigrante). Simplesmente, uma das características das Nations é que geralmente possuem um pub, e/ou restuarante, em que servem bebidas e comida por 1/5 de preço dos sítios convencionais. São portanto um local predilecto para saídas à noite dos Lundianos. MAS só se pode entrar ou trabalhar num pub/restaurante de uma Nation se se pertencer a uma (pode ser outra Nation qualquer). Claro que também têm outras actividades; organizam palestras, philosophy cafés, torneios desportivos, excursões, jantares de gala, brunches, etc, etc, etc. Pronto, também era uma forma de eu conhecer malta para além do pessoal do lab e cá de casa. Para mais informações sobre as Nations de Lund: http://www.lu.se/o.o.i.s/11589
Antes de sair de casa estive a ver as localizações de todas as Nations no mapa e decidi-me por um precurso que abarcava o maior número possível. Acabei por só visitar 2 (há 13). Estive à porta da Kalmar's Nation (que fecha ao Sábado) e na Östgotä Nation. Na Kalmar Nation estava um carataz publicitário ao restaurante deles que se chama: Biffen. Servem biffes, portanto. A 40 coroas suecas, o que equivale a... 4 euros! Interesting, isn't it? [nota: tenho estado a falar inglês 24h/24h, por isso não levem a mal estes lapsos]
Durante este meu passeio cheguei a tirar umas fotos:

Um dos edifícios da Universidade

Cores de Outono

Tricot nas grades. Era para anunciar uma exposição de artesanato se bem percebi...



Um telhado com musgo. No meio da cidade

Östgotä Nation


O céu visto do meu quarto

Pôr do sol (6h da tarde)

1 comentário:

Elvire disse...

Adorei o "Clean me"!!!!!!! Muito bom mesmo...

Quando estive em bayreuth tivemos direito a post it da empregada de limpeza (sim tínhamos uma empregada de limpeza...)a dizer que tínhamos de lavar a placa eléctrica porque estava demasiado suja para ela a limpar! ... tudo isso num alemão muito descontente e autoritário... claro.

Tou a gostar muito do blog! :P

Arquivo do blogue