Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

segunda-feira, janeiro 11, 2010

cenas de laboratório

Hoje aconteceu-me algo que pertence ao capítulo "momentos de comédia na Suécia". Foi daquelas alturas em que me senti como uma personagem de filme cómico, que fica a olhar com cara de parva enquanto o público ri.

Tinha de transferir vials do congelador de -80ºC para a arca de -150ºC. Nesta arca, temos, cada um de nós, uma caixinha de cartão, na qual metemos as nossas células congeladas em vials. Resumidamente, sempre que queremos meter vials novos, há que (1) abrir a arca, (2) retirar a caixa, (3) fechar a arca, (4) abrir a caixa, (5) meter os vials lá dentro, (6) fechar a caixa, (7) abrir a arca, (8) meter lá a caixa, (9) fechar a arca, tudo muito depressa. E tudo isto com uma luvas polares de tamanho único que me ficam enormes. Ia eu no passo (4) de abrir a caixa quando tudo aconteceu. É uma caixinha de cartão com uma tampa tipo a de um caixa de sapatos. Peguei na tampa e sacudi suavemente para a tirar da caixa. Mas não saía. Sacudi mais. Não havia meio. Irritei-me e sacudi ainda mais. Aí a caixa, com a tampa, saltou-me das luvas (literalmente) e foi disparada... para trás da arca. Ficou entre a arca e a parede. Para um local bastante inacessível.

Olhei em volta, não fosse alguém ter assistido a este momento, não vi ninguém. Subi para cima da arca e deitei-me para tentar ver se conseguia apanhar a caixa. Aqui convém especificar que me disseram para me sentar encima da arca quando a fecho para ter a certeza que está bem fechada. Achei portanto que não haveria problema em estar deitada encima dela de barriga para baixo. De qualquer forma, por muito que eu me esticasse, a caixa estava inacessível, visto que a arca é relativamente alta. Relativamente ao comprimento dos meus braços, entenda-se.

Segue um esquema explicativo:


Desci portanto da arca a pensar em como explicar isto à técnica. A rir (seria este o meu primeiro impulso)? Com um ar muito arrependido? Ou com o ar mais natural deste mundo, como se eu todos as manhãs atirasse caixas para trás de arcas, pois concerteza, todos nós o fazemos, é uma actividade indissociável do estatuto de biólogo. Enfim, a técnica não estava por perto, fui para outros afazeres. Passado um bocado decidi apesar de tudo arranjar uma alternativa sozinha. Voltei para a sala das arcas e procurei algo que me permitisse pescar a caixa. Lá encontrei numa prateleira uns ganchos que não sei para que serviam, e deitei-me encima da arca, de botas para o ar, a tentar pescar a caixa - e a implorar ao destino para que a minha supervisora não se lembrasse de passar por ali naquele preciso momento.

Consegui recuperar a caixa, meter para lá os vials , e arrumá-la na arca. Ninguém viu. Mas senti-me vitoriosa por me ter conseguido desenrascar sozinha. Só espero que ninguém tenha assistido sem eu me aperceber. Se voltar mais cedo para Portugal já sabem porquê...

PS: Será boa ideia publicar isto num blog...? Leiam depressa que o meu assessor de imagem não tarda vai descobrir isto.

7 comentários:

vErA disse...

BRUTALLLLL!! Não só a explicação mas principalmente o desenho!!!! já te estou a imaginar!! e o que fizeste quando viste alguém depois deste episódio? certamente que ficaste com aquele sorriso na casa "se soubesses o que me aconteceu!" lol
ai carol, continua a pescar caixas - tens jeito! e a fazer desenhos - muito bons! e obrigado por nos obrigares a rir =)

Janebloom227 disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA quase que me engasgava com o pequeno-almoço... miúda tu és demais! adorei o desenho!!!! :D

Carolina/e disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina/e disse...

bem, na altura não teve muita piada, fiquei mesmo a pensar que ia ter de passar pelo ridículo de explicar isto à técnica... mas por acaso tive sorte, porque ainda não tinha vials na caixa, visto que teriam tido tempo de descongelar atrás da arca, aí é que era o pânico total! É da maneira que agora tenho mais cuidado...

Unknown disse...

No caso de fazeres bronca com os vials podes rumar à Bélgica/França e dedicares-te à BD. O traço do desenho tem influências da Claire Bretécher ou é impressão minha?
De qualquer maneira à falta de máquina os desenhos são uma excelente alternativa.

Anónimo disse...

de certeza que há imensas câmaras e que o senhor da segurança estava-se a divertir imenso com o teu episódio. podes sempre suborná-lo para obteres a cassette...
joana r.

Carolina/e disse...

Quanto às influências do desenho não sei, mas não me parece que a Claire Bretécher faça as BDs no Paint... (who knows?) Quanto a câmaras de vigilância, não tinha pensado nessa hipótese! Ainda apareço no Youtube...

Arquivo do blogue