Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

sábado, dezembro 12, 2009

København

Ontem decidi, por volta da meia-noite, que hoje ia a Copenhaga ver as decorações de Natal. Tinham-me dito que esta é uma boa altura para ir, e ao fim de contas é o meu último fim-de-semana antes do Natal... estou agora a ouvir a antena 1, parece que houve incidentes violentos no centro da cidade de Copenhaga, com pessoas encapuçadas a atacar pessoas e lojas... pelos visto vim-me embora a tempo... 400 pessoas detidas e 1 polícia ferido.
Sim, com efeito vi muitos polícias, todos aos magotes de 5 ou 6, mas pareceram-me muito descontraídos. A verdade é que me esqueci do "pormenor" COP15. Copenhaga está um mar de gente, montes de coisas verdes e interactivas sobre alterações climáticas... e poucas decorações de Natal. Mas gostei da animação nas ruas, e realmente há montes de lojas fantásticas. Tenho de voltar lá para fazer compras.

J'ai décidé hier qu'aujourd'hui j'irais à Copenhague. Après deux mois à Lund c'est scandaleux que je n'y ai pas mis les pieds, et puis on m'a dit qu'à Noël il y a de belles décorations. Il faut dire qu'avec COP15 il y avait foule et pas tellement de décorations. Et il paraît qu'il y a eu de gros problèmes de violence, apparemment je suis partie à temps. L'ambiance était tout de même sympa.

À espera do comboio (30min de atraso!). Attendant le train (30min de retard!!)

Por fim a caminho, às 3h da tarde - o sol já se estava a por e cheguei de noite a Copenhaga (4h).
Enfin en route, à 3h de l'après-midi le soleil se couche et je suis arrivée de nuit à Copenhague.

Travessia da ponte entre Malmö e Kastrupp. Traversée du pont entre Malmö et Kastrupp.

Chegada à cidade - a estação está no centro da cidade, não tive de apanhar transportes.
Arrivée en ville - la gare est déjà dans le centre-ville, ce qui fait que je n'ai pas eu d'autres transports publics à prendre.

COP15 - multidões.
COP15 - la foule.

Mercados de fruta e legumes. Marchands de fruite et légumes.


"Preservativaria"... ???
Une préservativerie??

Guloseimas - sucreries

??



Parede do café em que bebi um chocolate quente.
Mur du café où j'ai pu boire un chocolat chaud.

Os monumentos da cidade estavam misturados com "instalações" relacionadas com o COP15, o que dá uns efeitos giros.
Les monuments de la ville sont mélangés avec des "installations" liées au COP15, ce qui donne des contrastes intéressants...

Montra de brinquedos. Copenhaga tem mooooooontes de lojinhas adoráveis com tudo e mais alguma coisa.
Vitrine. Il y a plein de boutiques adorables, pour tous les goûts.

Canal.

Torre da câmara municipal, os sinos estavam a tocar quando tirei a fotografia.
Tour de la mairie, les cloches sonnaient quand j'ai pris la photo.

Museu de coisas estranhas. Musée de choses bizarres.

PROBABLY THE BEST BEER IN TOWN



criatura - créature


mais criaturas...
encore des créatures...

... que gostam de cerveja!
... qui aiment la bière!

Sem comentários:

Arquivo do blogue