Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

fritanço pós-teste

Agora no teste de Biologia Animal só por pouco não confundi o filo Ctenophora com o Ectoprocta (equivalente ao Bryozoa, dos Lofoforados). É grave… terrível, imperdoável. Mas recuso-me a voltar a preocupar-me com o assunto!!!! ACABEI! Tá feito, ciao Kinorhynchas, Gnathostomatas, e Platyhelmintes!! Gostei de vos conhecer mas vou-vos esquecer nos próximos 2 dias (espero eu) =)
Estudar para esta cadeira foi extremamente enriquecedor do ponto de vista intelectual. Sabiam que as minhocas, aquelas coisinhas cor-de-rosa que costumamos ver na terra do jardim, e que eu gostava de ver contorcer-se enquanto se estorricavam ao sol, nas lajes à beira da piscina, nas tardes de Verão, são na realidade Protostómios, aliás Lofotrocozoa, do ramo Espiralia (a sua segmentação e o celoma completo permitem maior diversidade e precisão nos movimentos), filo Annelida e classe Oligochaeta (por serem carecas… “oligochaeta” significa mais-coisa-menos-coisa “sem pêlos”)? E que a mosca (aquela chata cuja presença dispensamos a qualquer momento) também é Protostómio só que Ecdysozoa (a cutícula rígida externa promove protecção e suporte mas implica crescimento por mudas, e formas de locomoção, nutrição e respiração alternativas [yeah!] visto que não se deforma nem permite trocas gasosas com o exterior), é um artrópode do filo Hexapoda, filo cujos animais foram os primeiros a voar!! E os Artrópodes são os campeões do Reino Animal, atenção, os que têm maior variedade (1,5 MILHÕES DE ESPÉCIES!!!!! [aplausos]) e abundância (1000000000000000000 INDIVÍDUOS!!! [aplausos] Aqui não dá para pôr potências de 10... aquilo são 18 zeros)! É verdade… aquela estúpida não é um bicho qualquer… e nós no meio disto? O que é que somos? Para já, contrariamente à mosca e à minhoca somos Deuterostómios (ainda não percebi o que significa do ponto de vista evolutivo mas deve ser – esperemos – muito melhor do que Protostómio), do filo Chordata, sub-filo Vertebrata também conhecido por Craniata (ora muito prazer…) e não sei mais. Sim, porque eu, na minha imensa rebeldia pouco estudei sobre este filo… não, por acaso agora lembrei-me: somos da superclasse (tchanãããããhh!!! Supersupersupermega classeeee!! É o que eu digo pá, somos os maiores) Gnatostomata e da classe Mammalia (somos mamíferos, isto eu já sabia antes de estudar).
Enfim. Esta cadeira tem palavrões tão fixes (parecem nomes de Pokémon, disse o Chico) que não resisti a escrever este post antes de me esquecer de tudo…

3 comentários:

Mitch Bacano disse...

As moscas são Hexapora!

Carolina/e disse...

HexopoDa, seu nabo! tipo "6pés", é um insecto! Tsstss... estes biólogos, com a mania que sabem

Mitch Bacano disse...

Oups é verdade...enganei-me. Era Hexaporra que eu queria escrever. Porque as moscas e os mosquitos são chatos que nem uma porra!

Arquivo do blogue