Que ninguém se sinta obrigado a ler este blog... a sério, só o fiz para ver como é, para publicar aquilo que me vem à cabeça... o que nem sempre é interessante. Ne vous sentez pas obligés de lire ce blog... je l'ai fait uniquement comme expérience, pour publier ce que je considère intéressant. Et tout est relatif. Surtout l'intéressance. Bref, bienvenue à mon blog! Bem-vindos ao meu blog!

segunda-feira, setembro 25, 2006

Elfos... e shopping

Hoje de manhã no autocarro vi uma elfo. Daquelas com penteado impecável, acabado de sair do cabeleireiro, cara perfeita e maquilhada, fato azul-escuro, justo, passado a ferro. Sentou-se no banco de frente para mim. Via-se a palidez apesar da maquilhagem, passou a viagem a olhar pela janela com olhos cansados cercados por olheiras. Mas talvez seja normal, estava fora do seu habitat natural… eu quando estou lá também nunca me sinto à vontade. Aquela música de fundo, tanta roupa por onde escolher, uma luz demasiado forte, pessoas que não têm nada a ver comigo… ninguém parece pertencer àquilo, menos elas, as funcionárias, as elfos. Elas sim, pertencem àquele universo, em que todos os seres usam roupa nova, imaculada, sabem tudo, onde estão as coisas, se há, se não há. Eu devo dizer que tenho uma certa dificuldade em me orientar naquele mundo… há demasiada roupa, não consigo perceber a lógica da disposição dos artigos, aquela luz, aquele ambiente não me deixam ver claramente as cores, não me consigo imaginar com aquilo vestido; quando por fim encontro algo com que me identifico é preciso primeiro encontrar o tamanho adequado (sim, porque parece que sou pequena e tal, mas depois quando vou às compras tenho de ser das primeiras pessoas a ver a nova colecção, visto que os tamanhos mais pequenos são os que desaparecem primeiro), o preço – que em geral explica como é possível aquela peça de roupa estar ainda no mostrador; e os provadores: eu sou daquelas criaturas que costumam circular com toneladas de artigos ao colo, com os olhos perdidos no vazio, sem saber para onde ir, na esperança de encontrar uma elfo informadora “mesmo aqui à frente, está escrito ali na placa”. Quando entro há outra que me diz “só se pode experimentar 6 peças de cada vez no máximo”, experimento a roupa, contemplo ao espelho, desesperada, a minha pele branca que fica sempre ou amarelada, ou esverdeada, ou azulada consoante a iluminação da loja, e, depois de experimentar… escolho, máximo dos máximos, 2… ou 3 peças para levar. Quando chego a casa constato que não me aguento em pé, que andei 6horas no centro comercial (talvez esteja a exagerar… mas o facto é que costumo perder completamente a noção do tempo), sem comer, sem me sentar, para comprar um par de meias e 2 T-shearts ranhosas. C’est la vie…

Sem comentários:

Arquivo do blogue